Na edição “Vozes Silenciadas – O corpo é nosso: a cobertura da mídia tradicional e da religiosa sobre os direitos sexuais e direitos reprodutivos”, publicada em 2023, o Intervozes analisou como a mídia tradicional e a mídia religiosa abordam os direitos sexuais e reprodutivos, especialmente os relacionados ao direito ao aborto legal e à educação sexual.
A pesquisa examinou 409 conteúdos veiculados entre 2018 e 2020 em nove veículos de comunicação, sendo eles três telejornais, uma agência pública de notícias, três jornais impressos em suas versões online, e dois sites religiosos (um católico e outro evangélico).
O estudo revelou que, ao tratar de temas como aborto e educação sexual, a maior parte da cobertura se dá a partir de uma perspectiva moral e criminalizante, sobretudo nos veículos religiosos. Já na mídia tradicional, a abordagem é muitas vezes superficial e distante das experiências e direitos das mulheres e pessoas que gestam.
Faça o download da pesquisa aqui.
A publicação integra a série Vozes Silenciadas, em que o Intervozes analisa como a mídia brasileira trata temas estruturais que impactam os direitos da população. Todas as edições estão disponíveis gratuitamente no site do Intervozes.