A edição “Vozes Silenciadas: Reforma da Previdência e Mídia” analisa o posicionamento dos principais grupos de comunicação brasileiros durante o processo que culminou na aprovação da Emenda Constitucional 103/2019, promovida pelo governo Bolsonaro.
A pesquisa mostra que a cobertura dos principais jornais (Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo) e telejornais (Jornal Nacional, Jornal da Record e SBT Brasil) foi marcada por viés favorável à reforma, com baixa diversidade de fontes e ausência de contrapontos. As vozes ouvidas foram majoritariamente de representantes do mercado financeiro, membros do governo e especialistas alinhados à agenda econômica liberal.
Enquanto isso, os impactos sociais da reforma e as vozes de trabalhadores/as, sindicatos e movimentos populares foram praticamente ignorados. A análise também aponta a influência da publicidade estatal e do investimento em campanhas de convencimento na conformação de uma cobertura jornalística pouco crítica.
Faça o download da publicação “Vozes Silenciadas Reforma da Previdência e Mídia: o posicionamento de especialistas sobre a proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro”. Aqui.
A publicação faz parte da série Vozes Silenciadas, em que o Intervozes analisa a cobertura da mídia sobre temas que impactam os direitos da população brasileira. Todas estão disponíveis gratuitamente no site do Intervozes.