Na segunda edição da série Vozes Silenciadas, “Mídia e protestos: as manifestações de junho de 2013 nos jornais O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo”, o Intervozes analisou como as versões online destes jornais cobriram as manifestações de junho de 2013. Foram analisados mais de mil textos jornalísticos publicados nos 19 primeiros dias de junho.
A pesquisa revelou uma virada no enquadramento da imprensa, que inicialmente cobriu fortemente a associação entre protesto e vandalismo, criminalizando movimentos sociais e destacando a ação policial. A mudança editorial veio tanto quando jornalistas passaram a ser alvo da ação policial, como quando os atos passaram a atrair uma base mais ampla e difusa de participantes, momento que o foco das manifestações se direcionou para uma insatisfação com o sistema político de modo geral.
Faça o download da pesquisa aqui.
A publicação faz parte da série Vozes Silenciadas, em que o Intervozes analisa a cobertura da mídia sobre temas que impactam os direitos da população brasileira. Todas estão disponíveis gratuitamente no site do Intervozes.