Quem quer calar a luta dos sem-terra?
Na edição de 2023 da série Vozes Silenciadas, o Intervozes se debruça sobre a cobertura midiática da luta pela terra no Brasil e revela como a grande imprensa frequentemente criminaliza os movimentos populares do campo, especialmente o MST.
Produzida a partir do cenário político de instalação de uma CPI no Congresso Nacional com foco no MST, a produção mostra como setores da mídia reforçaram estigmas, apagaram as pautas da reforma agrária e ajudaram a sustentar a ofensiva política contra o movimento.
Composta por nove artigos publicados nos sites do Brasil de Fato e do MST, esta edição reúne dados, análises e reflexões de comunicadores populares, jornalistas e pesquisadores sobre como a mídia atua historicamente para deslegitimar a luta pela terra no país.
Leia os artigos da série no site do MST: https://x.gd/wp76I
E também no Brasil de Fato: https://x.gd/zQxdM
A publicação integra a série Vozes Silenciadas, em que o Intervozes analisa a cobertura da mídia sobre temas que impactam os direitos da população brasileira. Esta é a segunda edição com o MST, a primeira ocorreu em 2011. Todas as demais edições estão disponíveis gratuitamente no site do Intervozes.